Saudação ao colectivo partidário, aos construtores, amigos e visitantes da Festa do «Avante!»

O Comité Central do PCP saúda o colectivo partidário pela realização da Festa do Avante! nesta edição de 2020, saudação que estende a todos os que para ela contribuíram e nela participaram.

A Festa do Avante! foi a prova de que é possível garantir a segurança e protecção no plano da saúde e simultaneamente fruir a vida, exercer direitos, dar espaço à cultura e à solidariedade.

A alegria de viver, o direito à cultura, ao debate e à intervenção política, o convívio entre gerações, não são descartáveis. Fazem parte da vida. Amputar esses e outros direitos, seja a pretexto do vírus ou de outro qualquer, é limitar o desenvolvimento integral a que todos os seres humanos têm direito, é aumentar a exploração, é limitar a vida democrática.

Construímos e realizámos esta Festa no quadro de uma inusitada hostilidade dos grandes interesses económicos e das forças mais reaccionárias e conservadoras. Usaram todos os pretextos para atingir os seus reais propósitos: instrumentalizar o medo para fazer recuar décadas na forma de vida e nos direitos dos trabalhadores e do povo.

Essa pretensão foi derrotada. É crescente o reconhecimento da valiosa contribuição dada pela realização da Festa do Avante! Para, adoptando as medidas necessárias de protecção sanitária, resgatar a confiança e a alegria, o direito à cultura e à fruição da vida. Aos que por razões várias nela não puderam participar, marcamos encontro nas muitas batalhas que havemos de travar e na 45.ª edição da Festa do Avante! em 2021.

A realização da Festa do Avante!, com responsabilidade, coragem, segurança, alegria, combatividade e criatividade, é a demonstração prática de que é possível combater o medo e o conformismo, dar esperança e confiança na luta pelo futuro.

A Festa demonstrou a força de um Partido que trabalha, vive e luta para servir os trabalhadores e o povo, hoje como de há 100 anos para cá. Um Partido feito de homens e mulheres como todos os outros, mas unidos na determinação de lutar pela construção de uma sociedade livre de exploração e injustiças.