Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE

Sandra Pereira questionou a comissária indigitada para da Igualdade, Helena Dalli

A deputada do PCP ao Parlamento Europeu, Sandra Pereira, questionou a comissária indigitada para a pasta da Igualdade, Helena Dalli, durante a audição conjunta da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros, da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais e da Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos.
Na sua intervenção abordou:
. a reduzida oferta de creches e os custos associados e as consequências que daí decorrem nomeadamente para as mulheres na sua relação com o mundo do trabalho;
. a necessidade da existência de uma rede pública de creches de acesso universal e gratuito e uma rede pré-escolar e de possíveis meios financeiros a disponibilizar para apoiar os Estados-membros na criação daquela rede, excluindo este tipo de investimento dos critérios do défice;
. os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, o lamentável retrocesso nos últimos anos em alguns Estados-Membros e a necessidade de promover medidas que garantam a universalidade destes direitos para todas as mulheres em todo o ciclo de vida.

3 de Outubro de 2019

Gabinete de Imprensa dos deputados do PCP no PE