Intervenção de

Reabertura da Sala das Sessões

Sr. Presidente,
Srs. Deputados:

Hoje é um dia importante para a Assembleia da República, que, com esta inovação e esta modernização, se torna um Parlamento mais eficaz do ponto de vista dos meios que estão ao seu dispor para exercer a actividade política e parlamentar.

É, por isso, um dia para saudar todos aqueles que contribuíram para que se pudesse atingir este resultado, esta magnífica obra, desde os operários que aqui trabalharam durante longos meses aos variados técnicos, aos serviços da Assembleia, aos Deputados e ao Presidente da Assembleia.

São novas condições e novos meios que nos permitem trabalhar melhor e responder com mais celeridade, mais eficácia e mais qualidade aos anseios, às solicitações e às reivindicações dos eleitores e das populações, que solicitam à Assembleia da República que legisle, que fiscalize o Governo e que tome as posições necessárias para resolver os problemas do País.

Estes novos meios permitirão, se todos quisermos, dar uma resposta melhor ainda em relação ao que alguns de nós já fazemos. Depois, estes novos meios de intervenção são, sem dúvida, úteis e permitirão complementar aquilo que é e continuará a ser o essencial da intervenção parlamentar - a palavra dos Deputados, a palavra daqueles que foram eleitos para aqui estar - com outros mecanismos que permitirão ilustrar o que é dito e as ideias apresentadas. Esses mecanismos não substituirão nem podem substituir as ideias, mas serão, certamente, mecanismos úteis para o nosso trabalho futuro.

O PCP está muito confortável com esta modernidade tecnológica porque foi o partido que teve a primeira página na Internet, que fez a primeira rádio na Internet, que, há alguns anos a esta parte, fez, pela primeira vez, uma audição parlamentar virtual e que fez a proposta para a Assembleia adoptar uma resolução em defesa do software livre, que também vai ser aplicado aqui, no Plenário da Assembleia da República, permitindo uma maior independência ao nosso Parlamento e uma maior acessibilidade a todos.

Sr. Presidente,
Srs. Deputados:

Temos um novo Parlamento com novos instrumentos, mas os portugueses precisam de mais do que isso, precisam de uma nova política, para que os seus problemas sejam resolvidos. E estas novas tecnologias e estes novos mecanismos, podem todos ter a certeza que, da parte do PCP, serão utilizados com todo o empenho e vigor para conquistar essa nova política de que o nosso país tanto precisa.

• Intervenções