Declaração de voto de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Revisão da iniciativa da UE relativa aos polinizadores – Um novo acordo para os polinizadores

Os polinizadores selvagens, incluindo as abelhas selvagens, estão a diminuir drasticamente em abundância e diversidade, sob a ameaça crescente da atividade humana, em especial a conversão para a agricultura intensiva e a utilização de pesticidas e fertilizantes. Em 2018, a Comissão publicou a sua primeira iniciativa relativa aos polinizadores e, em janeiro de 2023, apresentou a sua iniciativa revista sobre polinizadores — «Revisão da iniciativa da UE relativa aos polinizadores — Um novo acordo para os polinizadores».
Esta resolução centra-se, em grande parte, na melhoria da monitorização da saúde e das perdas dos polinizadores.
Sem polinizadores, perderemos a maior parte da nossa biodiversidade e das plantas que comemos. Como a agricultura intensiva e a perda de habitats são os principais motores do declínio dos polinizadores e da extinção de tantas espécies, é imperativo que alteremos fundamentalmente a nossa agricultura e trabalhemos com a natureza em vez de contra ela. A resolução apresenta apelos importantes para aumentar o financiamento, o acompanhamento e a proteção, bem como a necessidade de apoio para a transição da agricultura de uma forma favorável à produção de alimentos, instando a Comissão e os Estados-Membros a aplicarem rapidamente as suas orientações para ajudar a travar o declínio dos polinizadores.

• União Europeia
  • Declarações de Voto