Intervenção de António Filipe na Assembleia de República

O resultado obtido pelo PSD nas eleições legislativas regionais na Região Autónoma da Madeira

Sr.ª Presidente,
Sr. Deputado José Manuel Rodrigues,
Pareceu-me ouvir uma voz vinda da bancada do CDS — se não estou em erro, do Sr. Deputado Telmo Correia — dizendo que a minha intervenção era para dar os parabéns.
Quero dizer que, no passado domingo, o CDS teve um resultado eleitoral na Região Autónoma da Madeira em relação ao qual, objectivamente, está de parabéns, porque aumentou significativamente a sua votação e o seu número de Deputados, tendo funcionado como depositário de um enorme conjunto de votos que o PSD perdeu.
Portanto, podemos dizer que, num sistema de vasos comunicantes entre os dois partidos da coligação continental, muitos votos do PSD (milhares) na Madeira se transferiram para o CDS.
Isso é um facto.
Contudo, a questão que queria colocar ao Sr. Deputado José Manuel Rodrigues é a seguinte: daqui para a frente, nos tempos que se aproximam, em que se anunciam pesados sacrifícios sobre o povo da Madeira — que vão ser impostos, evidentemente, pelo Governo —, qual vai ser a posição assumida neste Parlamento pelo Sr. Deputado José Manuel Rodrigues?
O Sr. Deputado José Manuel Rodrigues é Deputado na Assembleia da República e é Vice-Presidente do CDS a nível nacional. Portanto, quando forem impostos sacrifícios injustos
ao povo da Madeira, gostaríamos de saber qual vai ser a posição que o Sr. Deputado vai assumir, não na Região Autónoma da Madeira, mas na Assembleia da República, onde exerce o mandato de Deputado!
Gostaria de saber se o Sr. Deputado, na Assembleia da República, tomará a mesma posição que irá tomar na Região Autónoma da Madeira ou se vai fazer como fez na semana passada. É que, na passada quinta-feira, discutimos aqui uma proposta de lei vinda da Assembleia Legislativa
da Região Autónoma da Madeira, que o Sr. Deputado José Manuel Rodrigues aqui defendeu, dando a entender a toda a Câmara que o CDS a votaria favoravelmente. Mas, na sexta-feira, quando a proposta de lei foi votada — já o Sr. Deputado estava a fazer campanha na Madeira —, o Grupo Parlamentar do CDS votou contra essa proposta de lei!
Ou seja, aqui o Sr. Deputado teve uma atitude completamente diferente da do seu grupo parlamentar!
O que queria saber é se o Sr. Deputado vai continuar a fingir que não faz parte do Grupo Parlamentar do CDS na Assembleia da República!

• Poder Local e Regiões Autónomas
  • Intervenções