Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Resolução sobre a Presidência irlandesa e a &quot;constituição europeia&quot;<br />Declaração de Voto de Ilda Figueiredo

As pressões no sentido de forçar a adopção da denominada "constituição europeia" sucedem-se. Seja através de declarações de responsáveis governamentais - com especial destaque para a França e a Alemanha -, seja por parte da Comissão, do PE ou da UNICE - Confederação do grande patronato europeu - que reafirma o seu anseio por "um acordo urgente quanto à proposta de constituição para a UE". Após a realização da primeira reunião nível ministerial da Presidência irlandesa, onde se debateu o que fazer no futuro próximo, e onde, referem as crónicas..., terá sido reafirmada como base negocial a proposta da denominada "constituição europeia" elaborada pela "convenção" e o desejo de chegar a um acordo antes das eleições para o PE, em Junho, o PE, mais uma vez, saúda tal abordagem e insta a que seja conseguido um acordo até 1 de Maio próximo. Ou seja, as forças e os interesses que estão por detrás da denominada "constituição europeia" - o grande capital e as grandes potências da UE - voltam a movimentar-se. O que vem dar razão àqueles que, como nós, têm estado na primeira linha de denúncia dos reais propósitos e dos perigos da "constituição europeia" e da necessidade da sua firme rejeição.

• União Europeia
  • Declarações de Voto