Intervenção de Agostinho Lopes na Assembleia de República

Requalificação da linha ferroviária Tua/Mirandela/Bragança

Petição solicitando que a linha do Tua seja restaurada e reaberta à circulação
(petição n.º 119/XI/2.ª)
Sobre a requalificação da linha ferroviária Tua/Mirandela/Bragança
(projetos de resolução n.os 191/XII/1.ª e 192/XII/1.ª)

Sr.ª Presidente,
Srs. Deputados:
PS, PSD e CDS deviam ter vergonha e não intervir nestes debates sobre as linhas férreas transmontanas e durienses. Por higiene democrática, por respeito para com os transmontanos e durienses, pelos homens e mulheres de Trás-os-Montes e Alto Douro que lhes deram o seu voto, depois traído na Assembleia da República e no Governo. Isto porque já disseram tudo e exatamente o contrário sobre este assunto porque prometeram em eleições exatamente o contrário do que fizeram no Governo, porque fizeram no Governo exatamente o contrário do que disseram na oposição.
Mentem com quantos dentes têm.
O último exemplo é do Primeiro-Ministro, Passos Coelho. Em maio de 2011, em plena campanha eleitoral, o cabeça de lista do PSD por Vila Real afirmou, e cito: «Quando a linha (do Corgo) foi encerrada à circulação, o Governo…» — então do PS — «… assumiu que era temporariamente. A verdade é que o tempo vai passando e o Governo faz o facto consumado de vir dizer agora, como estamos em grandes dificuldades financeiras, que já não se pode fazer a remodelação que estava prevista.
Ora isso…» — dizia o então cabeça de lista por Vila Real — «… não pode ser. Nós precisamos de ter investimento de mais proximidade que crie mais emprego e seja mais produtivo e investir menos em coisas onde se fizeram mal as contas e que vão provocar prejuízos de milhões e milhões de euros que nos vão custar muito a pagar nos próximos anos.»
Em outubro passado, cinco meses após este discurso, o Ministro da Economia do Governo de Passos Coelho anuncia o encerramento definitivo da linha do Corgo, sem apelo nem agravo!
Srs. Deputados, com a liquidação completa e final das linhas do Tua, Corgo e Tâmega e também do Sabor — que já lá vai! — levantamento e venda de carris, retirada até do transporte rodoviário alternativo, decidida pelo Governo PSD/CDS de Passos Coelho e Paulo Portas, num dito Plano Estratégico dos Transportes, encerra-se o trágico ciclo das linhas férreas transmontanas e durienses. No apeadeiro, à espera de encerramento, resta a própria Linha do Douro!
Para memória futura, gostaria, mais uma vez, nesta Casa, de assinalar, numa breve cronologia histórica, a sanha «ferrocídia» da política de direita de sucessivos governos do PSD, CDS-PP e PS, mas não tenho tempo. Resta-me um grito de raiva, indignação e protesto, e a continuação da luta.
Uma viva saudação aos peticionários «Em Defesa da Linha do Tua», magnífico exemplo de resistência, persistência e intervenção cidadã.
Juntos, saberemos continuar a luta pelas linhas férreas de Trás-os-Montes e Alto Douro, contra o encerramento da própria região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

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