Declaração de voto de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Relatório sobre a inteligência artificial na educação, na cultura e no sector audiovisual

O desenvolvimento rápido e exponencial da Inteligência Artificial (IA) num número crescente de áreas apresenta muitos desafios. As medidas adoptadas durante a pandemia de Covid-19 fortaleceu essa tendência de acelerar a digitalização na sociedade. No entanto, persistem muitas questões e dúvidas sobre estas novas tecnologias e os seus riscos potenciais ou reais. Este relatório faz uma abordagem sociopolítica para uma estratégia de IA. É crítico e expressa preocupação com a falta de políticas de IA nas instituições de ensino. Entre todas essas especificações, as oportunidades para IA na educação são registadas, mas temos reservas quando enuncia uma aprendizagem mais individualizada. Encaramos com preocupação um recurso excessivo à digitalização no ensino, que só concebemos como meio complementar (nunca como principal) ou à dependência de plataformas ou ecrãs. Faltam referências concretas para que as novas tecnologias sirvam, efectivamente, para promover melhores condições de trabalho e de vida aos trabalhadores destes sectores ao invés de ilusões sobre vantagens, omitindo as consequências negativas incluindo do mercado único digital, no âmbito do qual este relatório se insere. Relativamente ao uso da da IA em áreas como o Património, algumas potencialidades potencialidades fazem sentido, e por isso, não nos opomos.

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