Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

RELATÓRIO sobre a Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030 – Trazer a natureza de volta às nossas vidas

A biodiversidade está em queda livre, 1 milhão de espécies em risco de extinção a nível global, e apenas 23% das espécies e 16% dos habitats ao abrigo das Diretivas Natureza da UE apresentam-se com estatuto favorável.
A Estratégia de Biodiversidade 2030 é a terceira estratégia da UE sobre biodiversidade, que tem como objetivo travar a perda da biodiversidade. A rigorosa avaliação das estratégias anteriores que fica por fazer não obvia o facto de que a biodiversidade na UE continua em declínio.
As principais causas da destruição ambiental que levam à perda de Biodiversidade são sociais e históricas, enraizadas nas relações de produção e nos imperativos do crescimento económico a qualquer custo.
A incoerência das politica comuns da UE, promotoras de modelos de produção intensiva, voltados para a exportação, da desregulação e liberalização do comércio, do enfraquecimento da produção e do consumo locais, mantendo inalterados os seus fundamentos e a sua orientação para o mercado, arruínam todas o quaisquer pretensas defesas da biodiversidade quer a nível da UE, quer a nível mundial.
Esta nova estratégia arrisca-se a recauchutar estratégias falhadas, ou proclamar objetivos ambiciosos, mas destituídos de meios realistas e suficientes para a sua consecução.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu