Declaração de voto de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Relatório que contém recomendações à Comissão sobre o dever de diligências das empresas e a responsabilidade empresarial

Este relatório de iniciativa visa pedir à Comissão a apresentação de uma proposta de Directiva que contenha requisitos vinculativos para que as empresas identifiquem e avaliem os potenciais ou reais efeitos negativos da sua cadeia de valor nos direitos humanos, no ambiente e na boa governação para que os resolvam e reparem, dentro das suas possibilidades.

As preocupações presentes no relatório são justas e actuais, de protecção dos direitos humanos e do ambiente durante toda a cadeia de valor, tentando prevenir e evitar os ataques de que são alvo, assim como sancionar quem não os respeita, defendendo a criação de autoridades nacionais competentes para a inspecção e posterior sancionamento.

No entanto, este relatório falha ao considerar que as violações de direitos humanos e as consequências negativas no ambiente, causadas pelas grandes empresas multinacionais, apenas ocorrem fora da UE. Sabemos bem que em vários Estados-Membros nem sempre são assegurados salários justos e dignos e existem violações graves e sucessivas dos direitos dos trabalhadores. Ou ataques a um ambiente sadio e ecologicamente equilibrado.

Ataques aos trabalhadores e aos recursos naturais que são inerentes à natureza exploradora e opressiva do capitalismo, cujo único objectivo é o da maximização do seu lucro sem olhar a meios nem à localização geográfica.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu