Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Relatório Hughes - Nova estratégia comunitária de saúde e segurança<br />Declaração de Voto de Ilda Figueiredo

Este relatório, que aprovámos, aborda um tema da maior importância na União Europeia, quer pela sua importância para dignificar o trabalho e criar melhores condições laborais, quer pela pouca atenção que a Comissão Europeia deu a este tema da saúde e segurança no trabalho, bem expressa na redução drástica do pessoal que se ocupa destas matérias, em mais de 40%, durante os últimos dez anos, como é referido no relatório.O texto final, que é o resultado de um trabalho profundo de debate em que participámos com várias propostas, aborda diversas questões desta problemática e apresenta várias reivindicações, designadamente:- elaboração urgente de um plano detalhado de acção dotado de compromissos financeiros e de calendário para cada proposta principal;- especial atenção ao género, tendo em conta as discriminações a que as mulheres continuam sujeitas, seja devido à menor atenção à formação profissional ou às dificuldades no acesso ao emprego, seja aos trabalhos pesados, perigosos e mal remunerados que, muitas vezes, realizam;- a apresentação de uma directiva global sobre a ergonomia no trabalho de forma a melhorar as directivas existentes e a ter em conta as afecções músculo-esqueléticas que na União Europeia afectam mais de metade das pessoas que sofrem problemas físicos relacionados com o trabalho.

• Saúde
  • Declarações de Voto