Intervenção de

Relatório Fruteau - reforma do açúcar<br />Intervenção de Ilda Figueiredo

Como insistimos na Comissão de Agricultura, estamos muito preocupados com esta reforma do açúcar e com as posições que, infelizmente, o Conselho já tomou, antecipando-se ao debate que aqui temos. Nas propostas que então apresentámos, insistimos na defesa do princípio da soberania e segurança alimentar e na salvaguarda dos agricultores e da indústria em zonas e Estados-membros com dificuldades, defendendo, mesmo, um aumento das quotas de produção nos países em que haja um défice de produção face ao consumo, como é o caso de Portugal. Assim, propusemos, e continuamos a defender, o aumento da quota de produção da fábrica de Coruche para 120 000 toneladas de açúcar de beterraba sacarina, de forma a assegurar a sua viabilidade económica e o emprego, bem como a garantir a produção de beterraba sacarina, dadas as boas condições existentes em Portugal e o grande défice de produção de açúcar face ao consumo.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Intervenções