Foi recentemente divulgado um relatório dos chefes de missão dos Estados Membros da UE sediados em Jerusalém Leste. Este relatório confidencial foi redigido em Dezembro de 2015 e posteriormente divulgado pela imprensa devido a uma fuga de informação.
Este relatório aponta claramente a construção ilegal dos colonatos por parte do governo de Israel como a questão mais grave que põe em causa o processo de paz e a implementação das resoluções da ONU com a criação de um estado palestiniano livre e soberano.
Denunciando o clima de violência desproporcionada por parte do exército de Israel e assinalando o profundo desânimo da população palestiniana, o relatório elabora um conjunto de recomendações específicas destinadas a aumentar a eficácia contra estes colonatos construídos nos territórios ocupados à revelia do direito internacional, alargando o boicote aos seus produtos e à actividade bancária das instituições financeiras dos estados membros.
Pergunto à alta representante como avalia este relatório, se o mesmo foi discutido no conselho e quais as consequentes práticas ao nível da política externa da UE..