Sr.ª Presidente,
Srs. Deputados:
Não é minha intenção intervir sobre o conteúdo do relatório, que foi aprovado em Comissão, que já concluiu os seus trabalhos, pois isso compete aos grupos parlamentares e ao Sr. Deputado relator. Todavia, não queria deixar de fazer duas breves referências no termo dos trabalhos de uma Comissão de Inquérito que nos ocupou durante mais de um ano, que contou com largas dezenas de audições, algumas delas longas, e com a receção e o tratamento de milhares de documentos que foram solicitados.
A primeira referência que queria fazer é para os Srs. Deputados que participaram nos trabalhos, que o fizeram com grande empenho e com grande esforço pessoal.
As reuniões foram muitas vezes acaloradas, por vezes conflituosas, o que é normal em democracia. Conseguimos superar todos esses momentos, mantendo, obviamente, as divergências políticas sobre o tema em discussão, mas conseguindo levar a bom termo os trabalhos da Comissão de Inquérito.
A segunda referência é para os serviços da Assembleia da República que nos deram apoio.
São merecedores de uma palavra especial os funcionários do serviço de apoio às comissões, que prestaram um apoio inexcedível aos trabalhos da Comissão, salientando também o trabalho especialmente empenhado do serviço de redação e audiovisual, que fez um esforço excecional de transcrição das audições para permitir que, no tempo útil de que a Comissão dispunha, os trabalhos fossem concluídos.
Queria, pois, só deixar aqui estas duas palavras.