Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Relatório Brie &#8211; Afeganistão<br />Declaração de Voto de Ilda Figueiredo

O que se passa no Afeganistão, desde há vários anos, é muito preocupante e o mundo não deve esquecer este povo que continua a sofrer as consequências de guerras desencadeadas por quem privilegia os seus interesses económicos e geoestratégicos e não o bem estar dos povos. Foi grave toda a actuação dos Taliban. Mas foi igualmente grave a guerra que a Administração dos EUA iniciou, com o pretexto do combate ao terrorismo. Passados mais de dois anos, torna-se claro que a guerra não resolveu os problemas fundamentais do povo afegão nem tão pouco contribuiu para apoiar a democratização do país. Como se refere no próprio relatório, " a situação de segurança, que continua a deteriorar-se, constitui a principal ameaça para a população do Afeganistão e para os esforços das ONG tanto afegãs como internacionais, que trabalham apoiando iniciativas de reconstrução, reabilitação e desenvolvimento e para o processo de paz em geral". O que hoje se passa no Afeganistão, aliás, tal como no Iraque, é a demonstração clara do erro total do recurso à guerra. A Administração Bush devia ser condenada pela situação inadmissível que se vive nestes países e pelo imenso sofrimento da maioria dos seus povos.

• Soberania, Política Externa e Defesa
  • Declarações de Voto