Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Relatório Berman sobre as regras mínimas para a protecção dos frangos destinados à<br />Declaração de Voto de Ilda Figueiredo

Votámos favoravelmente este relatório, mesmo que não apoiemos pontualmente todas as recomendações, mas, de um modo geral, consideramos correcto o seu objectivo. Consideramos que é necessário que haja um equilíbrio entre as melhorias que é necessário introduzir no bem-estar dos animais, os direitos e interesses dos pequenos e médios agricultores e os direitos dos consumidores. Sabemos que é necessário pôr em prática um sistema de avaliação de bem-estar de todos os bandos no matadouro, mas também sabemos que há custos que é preciso ter em conta e que as pequenas explorações, em geral, não têm condições para os suportar. Daí a defesa que fazemos de um prazo mais alargado para permitir uma experimentação e posterior adaptação a um sistema que não existe em Portugal. De igual modo, considerámos que, no actual contexto, algumas propostas que surgiram no plenário eram exageradas, pelo que as não apoiámos, tendo em conta as consequências negativas que poderiam ter para os pequenos produtores, sem um período experimental.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Declarações de Voto