Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Regras de Participação e Difusão relativas ao "Horizonte 2020" (A7-0428/2012 )

O regulamento estabelece regras específicas para a participação e difusão em ações indirectas realizadas no âmbito do regulamento que cria o programa Horizonte 2020. O principal problema do programa reside nos objetivos e critérios de financiamento, orientados de acordo com os interesses económicos, de mercado e da indústria, em detrimento de uma investigação e desenvolvimento científicos em prol do progresso da ciência pela ciência, no apoio às políticas públicas para o desenvolvimento da sociedade, em vez da sua concentração nas entidades que transportam os objetivos privados. Consideramos que balizar a investigação, colocando as barreiras da excelência no acesso ao financiamento de projetos, não só não contribui para o objetivo de serviço público, necessário à fruição criativa e inovadora da ciência, como anulam os resultados positivos que a ciência e investigação dão para a nossa sociedade. Votámos contra.

• Educação e Ciência
  • Declarações de Voto