Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Rastreio de armas

Segundo notícias recentes, o Secretário-Geral da Interpol alertou para o risco de a enorme quantidade de armas que estão agora a ser enviadas para a Ucrânia, particularmente pelos EUA, pela NATO e pela UE, poder ser introduzida no mercado ilegal de armas, chegando a grupos
criminosos, nomeadamente na Europa.

Sublinhe-se que as forças armadas ucranianas incorporam unidades reconhecidamente nazi- fascistas, cujos apelos contribuíram para a mobilização e incorporação de centenas de elementos de extrema-direita oriundos de todo o mundo, que se caracterizam pela sua atitude de ameaça e violência contra forças e movimentos democráticos e populares.

Noutros contextos de guerra em que se verificou o envolvimento e apoio militar dos EUA, da NATO ou da UE é conhecida a dificuldade de rastrear e monitorizar o armamento disponibilizado.

Pergunto à Comissão:

1. Que garantias está em condições de dar quanto à não utilização de armas enviadas ao abrigo do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz e pelos Estados-Membros por parte de grupos fascistas e outros grupos criminosos?

2. Que medidas tomou a Comissão e os Estados-Membros para rastrear e monitorizar as armas por si enviadas?

3. Quanto dinheiro da UE já foi gasto em armamento para a Ucrânia e que verbas de rubricas orçamentais foram desviadas para este fim?

• União Europeia
  • Perguntas