Intervenção de

A questão dos incêndios florestais<br />Intervenção de Agostinho Lopes (sessão de perguntas ao Governo)

Sr. Presidente, Sr. Secretário de Estado, Mais uma vez estamos a discutir a questão dos incêndios florestais e mais uma vez a questão das responsabilidades políticas desta matéria é posta de lado. Quando a Sr.ª Deputada do PSD fez aqui um pedido de esclarecimentos muito interessante esqueceu-se das responsabilidades do governo PSD/CDS-PP relativamente a esta matéria por falta de medidas durante dois anos, em particular depois de 2003. De certa forma, é uma intervenção autocrítica. Relativamente ao Governo, o Governo tem dificuldades em acertar a resposta a esta temática, já que, quando colocamos questões, ou está presente o Sr. Ministro da Administração Interna, que nada percebe de florestas, ou está um representante do sector da agricultura, que nada percebe das demais questões. É uma chatice, mas os senhores não conseguem acertar nas respostas que dão à Assembleia da República! Por outro lado, o Sr. Ministro da Administração Interna continua a insistir na responsabili-dade dos proprietários e das autarquias. Na última entrevista que concedeu ao Expresso, teve a coragem de obrigar as autarquias a optar pela resposta aos problemas dos incêndios ou pela construção de rotun-das. É espantoso! Sobretudo, porque o Governo, entretanto, não avança com as medidas mínimas neces-sárias para responder a este problema. Como tal, gostaria que o Sr. Secretário de Estado nos dissesse quais são as medidas que, de uma for-ma global, o Governo está a pensar tomar em relação às explorações agrícolas, às populações, às habitações e aos prejuízos sofridos pelos bombeiros. Através de que medidas e meios é que estão a pensar res-ponder a estas questões?

• Segurança das Populações
  • Intervenções