Intervenção de João Dias na Assembleia de República

«Queremos respostas com medidas concretas que têm de ser concretizadas já»

Sr. Presidente,
Sr.s Deputados,
Sr. Ministro, Sr.s membros do Governo

Temos dito e reafirmado que só a limpeza e as campanhas mediáticas de fim de semana não chegam para prevenir os incêndios, sendo urgentes políticas que combatam o despovoamento, a destruição da agricultura e do mundo rural e reduzam as assimetrias regionais, entre muitas outras.

Essas são as grandes medidas de prevenção que deveriam ser tomadas e são medidas de fundo que precisam de ser consideradas a par de outras mais imediatas.

A prevenção é de facto muito importante, Senhor Ministro. Tão importante que se pode dizer que só por falta de vergonha o CDS vem falar desta questão, quando depauperou as estruturas do ICNF, e desviou o dinheiro das florestas para o grande agro-negócio.

O governo, para dar a entender que fez tudo o que havia para fazer, esconde-se atrás de legislação feita à pressa e dos constantes anúncios de milhões, mas nós queremos respostas quanto a medidas concretas que são da responsabilidade do Governo e têm de ser concretizadas.

Sr. Ministro,

Partindo das últimas alterações que foram feitas ao Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra incêndios, pergunto:
1. No Artigo 12º, que diz respeito às Redes de Defesa da Floresta Contra Incêndios, o ICNF é incumbido de monitorizar o desenvolvimento e a utilização dessas redes. Qual a informação do ICNF, sobre essa monitorização?

2. No mesmo artigo, a recolha, registo e actualização da base de dados das redes deve ser efectuada pelas autarquias locais, mediante protocolo e procedimento divulgado em norma técnica pelo ICNF. Qual é a situação dessa base de dados?

3. No artigo 13º, diz-se que o ICNF tem a responsabilidade de desenvolver os instrumentos de perequação necessários à instalação da rede primária de faixas de gestão de combustível. E, também, que incube ao Governo a definição dos mecanismos de aplicação dos instrumentos, garantindo a compensação aos proprietários afectados. O que fez já o Governo para compensar os proprietários em caso de comprovada e insuperável perda de rendimento?

4. Estabelece-se ainda que as redes primárias de faixas de gestão de combustível são definidas pela Direcção-Geral dos Recursos Florestais e obrigatoriamente integradas no planeamento municipal e local de defesa da floresta contra incêndios. Qual a situação actual do planeamento das faixas primárias de gestão de combustível?

Disse.

• Ambiente