Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Protocolo do Acordo Euro-Mediterrânico sobre os príncipios gerais que regem a participação da Tunísia em programas da União

Estamos perante a celebração de um Acordo entre a UE e a República da Tunísia. A justificação da resolução apresenta a Tunísia como o berço da primavera árabe e o único país MENA a sobreviver a essa "experiência social e política". Orienta a relação para que se facilite o estabelecimento de compromissos económicos e de investimentos concretos com a Tunísia que reforcem a relação comercial e permitam "melhorias" da economia tunisina. Visa igualmente o acesso da Tunísia a alguns programas da UE. Sugere o reforço da cooperação no ensino superior, educação, formação, via programas como ERASMUS e outros programas de contacto com as populações. Procura-se o alinhamento da Tunísia com as políticas da UE, nomeadamente com a Política Comum de Segurança e Defesa.
Embora este Acordo possa ter parte partes positivas, não podemos estar de acordo com vários dos princípios políticos e económicos que a UE quer impor, e estão subjacentes ao mesmo, condicionando o futuro desse país.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu