Declaração de voto de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Propostas de resolução-Legislação hipotecária e instrumentos financeiros de risco na UE:o caso de Espanha

Na sequência da crise económica e financeira milhares de cidadãos que perderam parcial ou totalmente as poupanças de toda uma vida. Em Espanha, as organizações da sociedade civil continuam a protestar contra as centenas de milhares de despejos em virtude de cláusulas abusivas nos contratos hipotecários e a falta de protecção dos mutuários
De acordo com a Plataforma das Vítimas das Hipotecas («Plataforma de afectados por la hipoteca – PAH»), registaram-se 19 261 despejos em Espanha durante o primeiro trimestre de 2015 (um aumento de 6 % em comparação com o primeiro trimestre de 2014), e estima-se que tenham ocorrido mais de 397 954 despejos em Espanha desde 2008.
A famosa Directiva do Crédito Hipotecário veio apenas tentar maquilhar a situação com as habituais medidas regulatórias supostamente criadas para travar os abusos do sistema financeiro. Ou seja, nada foi feito para resolver este drama para milhares de famílias. E tudo continua na mesma no que toca ao acesso à habitação, designadamente em relação aos jovens que estão sem emprego e assim irão continuar a estar apesar dos milhões de fogos vazios.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu