Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Programas de vigilância sobre a apicultura

Estima-se que 84% das espécies vegetais e 76% da produção alimentar na Europa dependem da polinização das abelhas, cujo valor económico é muito superior ao valor do mel produzido, ascendendo aos 15 mil milhões de euros anuais na UE.

A diminuição da população de abelhas, verificada nos últimos anos tem múltiplas causas: parasitas, predadores, agricultura intensiva, alterações climática. Esta situação inquieta os apicultores mas também os ecologistas e os economistas especializados na importância económica e ecológica das abelhas.

A falta de dados fiáveis e comparáveis sobre o número de colmeias, apicultores e perdas de colónias na UE constitui um dos principais entraves à acção efectiva para combater a mortalidade excessiva das abelhas. O PE já propôs a criação de sistemas nacionais de vigilância, em estreita colaboração com as associações de apicultores, e ao desenvolvimento de normas harmonizadas a nível da UE que permitam estabelecer comparações. Resoluções aprovadas no PE defendem também o apoio aos laboratórios de diagnóstico e aos ensaios de campo à escala nacional.

Pergunto à Comissão Europeia que passos foram dados para melhorar acções de vigilância e monitorização do sector apícola no sentido de aumentar o rigor na avaliação epidemiológica das populações de abelhas dentro do espaço europeu.

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu