Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Programa Geral de acção da União para 2020 em matéria de ambiente:Viver bem dentro das limitações do nosso planeta

O desenvolvimento da política ambiental da União Europeia tem sido estabelecido por meio de Programas de Acção do Ambiente desde a década de 70. Este é o sétimo plano de acção e pretende definir metas a serem alcançadas, identificando medidas e acções que considera necessárias à sua execução.
O relatório identifica um conjunto de objectivos com os quais concordamos, entre os quais proteger, conservar e melhorar o capital natural da UE. No entanto, os caminhos apontados, como os mecanismos de mercado, o princípio do poluidor pagador, o Regime de Comércio de Licenças de Emissão, a estratégia UE 2020, não só não permitem atingir alguns desses objectivos a que se propõe este documento, como contribuem para afastar os Estados-Membros e a UE da sua realização.
Insiste-se numa abordagem puramente baseada no mercado para os problemas ambientais, favorecendo a geração de lucros e a sua concentração em grandes grupos económicos, à custa da especulação em torno do preço do carbono, entre outros instrumentos ilusórios, que contribuem para o aumento da mercantilização dos recursos naturais e soluções ambientais, afastando o carácter público das políticas, do financiamento e dos serviços.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu