Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Programa Europeu de Desenvolvimento Industrial no domínio da Defesa

Rejeitamos a implementação do “Programa Europeu de Desenvolvimento Industrial no domínio da Defesa”. Trata-se agora de votar o resultado das negociações interinstitucionais, decorrentes da aprovação do relatório votado no Parlamento Europeu, no passado mês de Março de 2018. Rejeitamo-lo agora, como o havíamos feito em Março. Defendemos a Paz e a solidariedade entre os povos, e por isso estaremos na linha da frente por estes princípios, contra propostas desta natureza. Este Programa é bem demonstrativo da natureza dos perigos que a UE comporta para o futuro dos povos do continente, particularmente tendo em conta o aprofundamento da sua dimensão militarista. Este é um salto que não pode deixar de inquietar todos os amantes da Paz. Trata-se de garantir recursos orçamentais, desviados de programas com fins civis e pacíficos, para financiar a investigação e desenvolvimento de armamento. Em fases subsequentes, também a produção e a compra desse armamento. São milhões de euros que irão ser despejados no complexo militar-industrial das grandes potências europeias. Os mesmos que nunca garantiram os recursos suficientes para concretizar a tão propalada coesão económica e social, para combater os efeitos da crise, a pobreza e as injustiças sociais, para apoiar o desenvolvimento, não hesitam em canalizar recursos para impulsionar a indústria da guerra.

• União Europeia
  • Declarações de Voto