Pergunta ao Governo N.º 353/XII/2

Problemas expostos pela Associação de Agentes Funerários de Portugal (AAFP) em carta dirigida aos órgãos de soberania (24 de maio de 2012)

Problemas expostos pela Associação de Agentes Funerários de Portugal (AAFP) em carta dirigida aos órgãos de soberania (24 de maio de 2012)

A AAFP expôs a diversos órgãos de soberania, em Maio de 2012, um conjunto de preocupações com a transparência, legalidade, lealdade concorrencial (e economia paralela) nas actividades funerárias. Posteriormente, em encontro com o Grupo Parlamentar do PCP (24 de Julho de 2012) reiterou essas preocupações e os problemas decorrentes da fiscalização pela ASAE da regulamentação do novo quadro legislativo dos agentes e actividades funerários.
Registo como particularmente significativo o problema anotad da «falta de documentação» (das transacções comerciais efectuadas), que «afecta de forma grave os agentes funerários» que «ficam desprovidos de documento comprovativo dos pagamentos que fazem em ordem à prestação do seu serviço, facto que traz problemas graves de facturação e de contabilidade».
Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que, por intermédio dos Ministros a quem é dirigida a Pergunta, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1. Qual a avaliação de cada um dos Ministérios relativamente aos problemas colocados pela AAFP?
2. Que avaliação em particular tem o Ministério das Finanças relativamente à prática corrente de pagamentos não reflectidos em «documento com valor fiscal»?
3. Solicitava uma informação da actividade fiscalizadora da ASAE do disposto no Decreto-lei n.º 109/2010, de 14 de Outubro, alterado pela Lei n.º 13/2011, de 29 de Abril, nomeadamente do Artigo 18.º-A (Regime de incompatibilidades).

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