Intervenção de

Problemas dos trabalhadores em Portugal

 

 

Cresce exponencialmente o número de trabalhadores afectados pelo desemprego em Portugal. Todos os dias há empresas a anunciar despedimentos de trabalhadores ou, mesmo, o encerramento completo.

Dos casos mais graves, destaca-se a ameaça que paira sobre cerca de 2000 trabalhadores da Qimonda, em Vila do Conde, na sequência da declaração de insolvência da empresa-mãe, na Alemanha. Estarão aqui, na próxima quarta-feira, delegações de representantes de trabalhadores da Qimonda, vindos de Portugal e da Alemanha, esperando a solidariedade de todos.

Mas, igualmente, aumenta o escândalo do atraso no pagamento de salários e de outras remunerações devidas aos trabalhadores, como acontece em algumas empresas corticeiras, têxteis, cerâmicas e da metalurgia.

Esta situação grave cria problemas sociais, aumenta a pobreza e atinge situações dramáticas sobretudo quando atinge vários membros da mesma família, como pude constatar numa reunião que tive com trabalhadores em luta pelos salários, à porta da Subercor, em Santa Maria da Feira, onde trabalham vários casais, já com dificuldade em alimentar os seus filhos. Este é o rosto humano da crise, a exigir, não só a solidariedade, mas medidas urgentes que resolvam os problemas.

  • Trabalhadores
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu