Intervenção de

Problemas de saúde ligados à nutrição, ao excesso de peso e à obesidade - Intervenção de Ilda Figueiredo no PE

É importante ter uma visão global e integrada sobre a nutrição, o excesso de peso e a obesidade, dado que são múltiplos os factores envolvidos, onde as questões de pobreza alimentar, de má nutrição e de falta de informação sobre alimentação saudável assumem particular importância.

Assim, a questão da garantia de uma alimentação saudável assume particular importância, devendo garantir-se, através de políticas públicas, que todos tenham acesso a uma alimentação saudável. O que coloca a necessidade de prever medidas diversas que assegurem a produção agrícola de qualidade e de proximidade de bens alimentares de qualidade, incluindo o leite, a fruta e os legumes, bem como a sua distribuição a pessoas com escassos recursos económicos.

Por outro lado, uma outra política agrícola comum apostada na defesa da agricultura familiar e na criação de mercados de proximidade, com frutas, legumes e outros bens alimentares de primeira necessidade, cuja produção seja devidamente apoiada, pode garantir uma alimentação saudável a preços acessíveis à generalidade da população. Havendo propostas que visam algum apoio à distribuição nas escolas de frutas e legumes, é fundamental aumentar o valor que a Comissão Europeia propõe para esse programa, de forma a garantir a sua distribuição diária gratuita a todas as crianças em idade escolar, e não apenas um dia por semana, como acontece com a actual proposta.

Mas, igualmente importante é pôr em prática todo um conjunto de políticas e programas de saúde pública, que coloquem a questão da nutrição como uma prioridade, incluindo campanhas de informação e educação para a saúde, de promoção de regimes e modos de vida saudáveis, onde não faltem a educação física e o desporto, garantindo o seu acesso à generalidade da população, dando particular destaque às crianças e jovens, designadamente nas escolas.

  • Saúde
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu