Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Prevenção e controlo de doenças não transmissíveis

As doenças não transmissíveis - ou seja, as doenças cardiovasculares (a primeira causa de morte na Europa), o cancro (a segunda causa de morte na Europa), as doenças respiratórias e a diabetes - são responsáveis, no seu conjunto, por 86% das mortes ocorridas na Europa, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Esta resolução, partindo de um retrato realista e esclarecedor da situação, aponta soluções pertinentes, envolvendo uma maior cooperação entre os Estados-Membros, na definição de uma estratégia de combate a estas doenças, que tenha na prevenção primária, na investigação, no diagnóstico precoce e na educação pilares essenciais. É igualmente apontada a necessidade de uma maior cooperação nos fora internacionais.

Apesar da resolução merecer o nosso inteiro acordo, impõem-se algumas palavras relativamente ao contexto actual na UE, no que diz respeito aos serviços públicos de saúde. Com efeito, as avisadas e acertadas palavras que constam da resolução, não podem fazer esquecer o brutal ataque que, em numerosos países, incluindo Portugal, está em curso contra os sistemas públicos de saúde, nas suas múltiplas dimensões, bem como aos sistemas de ensino e investigação. Este ataque compromete também, na prática, muitos dos esforços necessários ao combate a estas e outras doenças. Pena que este aspecto não tenha sido também referido na resolução.

  • Saúde
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu