Pergunta Escrita à Vice-Presidente / Alta Representante de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Presos de Gdeim Izik em greve de fome

Venho por este meio denunciar a situação dos prisioneiros saharauis do Grupo Gdeim Izik detidos na prisão de Tiflet2 em Marrocos. A situação de El Bachir Khadda, em greve de fome desde 18 de setembro é crítica. Os prisioneiros estão em confinamento solitário prolongado por vários meses. No caso de Mohamed Lamin Haddi e El Bachir Khadda o isolamento dura desde 2017. Abbahah além de estar em confinamento solitário foi submetido a abusos verbais e físicos pelos guardas. Esses prisioneiros estão a mais de 1300 km de sua terra natal. Foram sentenciados em dois julgamentos sem garantia mínima de respeito à lei, com recurso a declarações feitas sob tortura.
As autoridades marroquinas, bem como a CNDH (Conselho Nacional de Direitos Humanos), recebem continuamente denúncias dos próprios prisioneiros, suas famílias e do seu representante legal, Olfa Ouled, sem qualquer resposta.
Pergunto à alta representante como avalia esta situação, designadamente em relação ao CNDH que tantas vezes refere, e que medidas pensa tomar junto das autoridades marroquinas para que os direitos fundamentais do povo Saharaui e em particular dos presos de Gdeim Izik sejam respeitados.

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu