A produção de castanha representa uma actividade fundamental na Ilha da Madeira, sendo mesmo preponderante em diversas freguesias, com destaque para o Curral das Freiras, concelho de Câmara de Lobos.
Contudo, a produção de castanha está em risco de desaparecer nos próximos anos se não for rapidamente estancada a expansão da praga da vespa das galhas do castanheiro (Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu). Esta praga foi detectada na Madeira há apenas dois anos, mais precisamente em Junho de 2014, sendo que a mesma já era conhecida no território continental português. Este insecto é considerado uma das pragas mais prejudiciais para os castanheiros em todo o mundo,
Estimativas oficiais da Região Autónoma da Madeira, apontam para uma quebra entre 50% a 60% no Curral das Freiras e Jardim da Serra e de 90% na Serra de Água, que são as áreas de maior predominância da produção de castanha.
Pergunto à Comissão Europeia que informação possui sobre esta praga, que medidas existem para o seu combate controlo e que apoios podem ser disponibilizados para apoio aos produtores afectados.