Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral, Apresentação da candidatura da CDU aos Órgãos Municipais de Avis

«O povo de Avis tem motivos para voltar a confiar na CDU»

''

[EXCERTO]

Uma saudação muito particular aos candidatos da nossa Coligação que aqui se apresentam. Desde logo ao nosso primeiro candidato à Câmara Municipal e seu actual Presidente, Nuno Paulo da Silva e igualmente a Manuel Maria Coelho, cabeça de Lista da CDU à Assembleia Municipal, e também seu actual Presidente, aos quais endereçamos votos de bom trabalho nesta batalha que em conjunto vamos travar e que, estamos certos, se concretizará com êxito, dando continuidade ao projecto da CDU e ao meritório trabalho que tem sido realizado neste concelho.

Nuno da Silva e Manuel Coelho são os principais rostos da CDU nas eleições autárquicas que se aproximam e que personificam os valores contidos na consigna da CDU: trabalho, honestidade, competência e cujos compromissos com o povo do concelho de Avis, são inquestionáveis.

Candidatos que se apresentam com uma larga e riquíssima experiência, com provas dadas no serviço público nos mais diversos domínios da actividade concelhia, intermunicipal e regional, onde assumiram altas responsabilidades, conhecedores da realidade, dos problemas e dos desafios que se colocam ao desenvolvimento deste concelho de Avis e de toda esta Região do Alentejo.

Candidatos que deram provas bastantes de disponibilidade para servir as populações e com uma reconhecida capacidade de realização e competência, enraizada na identidade e cultura das suas gentes e desta terra.

Mas se os nossos candidatos são uma mais-valia no trabalho que realizamos por todo o País e aqui em Avis, nós somos uma força que vale não apenas pela qualidade e provas dadas pelos seus eleitos, pela usual entrega e elevada disponibilidade dos seus candidatos para servir as populações, mas também e, essencialmente, pelo seu projecto distintivo, como solução e proposta alternativa à gestão do PS, PSD e CDS-PP.

Um valioso trabalho que está bem patente, por exemplo, na intensa actividade Cultural, Recreativa e Desportiva desenvolvida, que se traduz numa colaboração muito estreita com o Movimento Associativo do concelho e no apoio aos seus projectos e iniciativas e em obras importantes na área da cultura como a Biblioteca Municipal José Saramago ou o Centro Interpretativo da Ordem de Avis e Museu do Campo Alentejano e no desporto na Pista ciclável e pedonal de ligação Avis-Clube Náutico. Um valioso trabalho no apoio à Educação e na promoção das actividades do turismo e do lazer como o são as iniciativas da Feira Medieval Ibérica, da Feira Franca ou das Marchas Populares. Um trabalho realizado a par de um grande esforço para dotar o Município de instalações e meios para responder às necessidades das populações.

Sim, somos uma força que, como nenhuma outra, se distingue pela sua posição intransigente de defesa dos serviços públicos, de todos no acesso à saúde, à protecção social e à mobilidade e em defesa da água enquanto bem público.

(...)

Temos um projecto alternativo de esquerda no Poder Local no País que não deixam dúvidas quanto ao sentido e rumo da nossa intervenção na defesa do interesse público e das populações.

Por isso, dizemos com toda convicção que a CDU vale a pena. Vale a pena pelo trabalho positivo e eficaz que a CDU desenvolve, pelas suas propostas, pela seriedade e sentido de responsabilidade que os eleitos da CDU colocam no exercício das suas funções, pela voz que dá nas autarquias aos problemas, aspirações e reclamações das populações.

Por isso, com segurança dizemos: vamos para estas eleições com a confiança e a convicção de que é possível dar um significativo impulso no reforço eleitoral da CDU. Estamos convictos que no mandato que agora se aproxima do fim a CDU honrou os compromissos assumidos com o povo de Avis e que o povo de Avis tem motivos para voltar a confiar na CDU, confirmando-a como a força indispensável e necessária para a defesa dos mais genuínos interesses das populações do concelho de Avis e, ao mesmo tempo, com mais CDU acrescentar força à luta e à razão de todos os que aspiram a uma outra política, patriótica e de esquerda no plano nacional.

• Poder Local e Regiões Autónomas
  • Central