Posições Políticas

«Precisamos de ter no Parlamento Europeu quem combata as injustiças, as desigualdades, a dependência, a subordinação do país»

Estas jornadas parlamentares, que agora se iniciam, juntam os deputados do PCP na Assembleia da República e no Parlamento Europeu.

Lá e cá, uma intervenção pautada por idênticos princípios, estilo de trabalho e objetivos. Defender com firmeza os trabalhadores, o povo e o país. Um trabalho de proximidade, que parte dos problemas e dificuldades concretas, que passa pela justa denúncia das suas causas e que não abdica da proposta e de construir soluções.

«A região de Setúbal conhece as consequências da integração capitalista europeia e da política de direita»

Camaradas e Amigos,

Realizamos as Jornadas Parlamentares conjuntas do Grupo Parlamentar do PCP e dos Deputados do PCP ao Parlamento Europeu num quadro marcado por crescentes dificuldades na vida dos trabalhadores, dos reformados e do povo.

Homenagem a Catarina Eufémia no 70.º aniversário do seu assassinato

Uma grande saudação a todos os que marcam presença nesta homenagem a Catarina Eufémia.

Uma homenagem de sempre, nesta terra de resistência e de trabalho, para lembrar a vida, a luta e a coragem desta mulher e militante comunista que é um exemplo para todos quantos lutam por um mundo melhor.

A urgência está na construção do novo Aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete e não na ampliação do aeroporto dentro de Lisboa

1. Há muito que o PCP se tem vindo a bater pela construção do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) no Campo de Tiro de Alcochete (CTA), articulado com a construção da Terceira Travessia sobre o Tejo em modo rodo-ferroviário e com a ligação à Alta Velocidade Ferroviária, assegurando a ligação entre Lisboa e Madrid.

Sempre Contigo – Salários, Reformas, Saúde, Habitação

Salários, reformas, saúde, habitação é isto que nos trás aqui hoje.

Direitos de todos e de cada um, direitos básicos que Abril consagrou e dos quais não vamos abdicar.

Direitos incompatíveis com a política de direita, a política das injustiças e das desigualdades.

Lá, como cá, estivemos e estamos sempre contigo, para o que der e vier

Falta um mês para as eleições para o Parlamento Europeu. E aqui estamos como sempre, com os pés assentes na terra mas com determinação, com alegria, com a certeza de que no mandato que acaba não traímos o voto e a confiança de quem vê na CDU uma força de palavra, de trabalho e de coerência.

Olhamos para o aumento da esperança média de vida, não como um problema ou uma despesa, mas uma justa e necessária evolução

Intervenção de Paulo Raimundo
Secretário-Geral do PCP
Sessão Pública
Alcochete, 10 de Maio de 2024

Camaradas e amigos, uma grande saudação a todos os presentes nesta sessão dedicada a todos os que trabalharam uma vida inteira, aqueles que trabalhando 40 anos, com 40 anos de descontos, 40 anos a contribuir têm mais que direito à reforma sem cortes e sem penalizações.