Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE

Por uma paz justa para o Médio Oriente

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu congratulam-se com a atribuição do Prémio Sakharov ao Senhor Izzat Ghazzawi e à Senhora Nurit Peled-Elhanan, propostos pelo Grupo da Esquerda Unitária Europeia / Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL), o qual os deputados do PCP integram.

O Senhor Izzat Ghazzawi, palestiniano, e a Senhora Nurit Peled-Elhanan, israelita, são dois activistas na luta por uma paz justa e duradoura no Médio Oriente. Tal atribuição será uma forma de homenagear e de solidariedade para com o povo palestiniano e o movimento da paz em Israel.

Os deputados do PCP no PE acompanham com profunda preocupação a situação dramática e insuportável em que vive o povo palestiniano em resultado da brutal repressão e da guerra desencadeada pelo governo de Israel e de décadas de ilegal ocupação israelita dos territórios árabes.

Condenando firmemente uma tal política, os deputados do PCP ao PE consideram que a União Europeia e os seus Estados-membros devem assumir as suas responsabilidades e intervir para que sejam implantadas as resoluções das Nações Unidas que exigem a retirada de Israel dos territórios ocupados desde 1967 e reconheçam o direito do povo palestiniano ao seu próprio estado independente e soberano, com capital em Jerusalém Leste.

• Notas de Imprensa
  • Parlamento Europeu