Na noite de 1 de Novembro verificou-se mais um grave acidente na EN 101, na fatídica «curva da morte» da freguesia de Morreira. Uma violenta colisão entre dois carros provocou cinco feridos, dos quais um em estado grave.
P problema é bem conhecido dos responsáveis da Estradas de Portugal porque a frequência de acidentes, alguns muito graves, é elevada, e vezes sem conta, têm sido as reclamações da população. Pergunta, com razão, o Presidente da Junta de Freguesia de Morreira «Quantos mais acidentes são precisos para a Estradas de Portugal perceber que é preciso uma intervenção no local?» (Jornal de Notícias, 2 de Novembro de 2012).
Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito ao Governo que, por intermédio do Ministro da Economia e Emprego, me sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1. Que avaliação faz a Estradas de Portugal da situação referida? Qual a estatística de acidentes verificados naquele troço da EN 101?
2. Que medidas estão tomadas, ou vão ser tomadas, para uma intervenção adequada na via, de forma a reduzir a sua elevada sinistralidade?
Pergunta ao Governo N.º 461/XII/2
Ponto negro na EN 101 (Braga/Guimarães), Morreira, Braga
