Intervenção de Agostinho Lopes na Assembleia de República

As políticas levadas a cabo pelo Governo que agravam a situação económica do País e o desemprego, nomeadamente o aumento do IVA no sector da restauração

Sr.ª Presidente,
Sr.ª Deputada Hortense Martins,
O PS continua a fazer de conta que está contra esta política. A Sr.ª Deputada, na sua declaração política, fez o exercício de estar contra a política que está em curso, mas, de facto, o PS não esteve nem está contra as orientações fundamentais desta política.
O PS aprovou uma reforma da legislação do trabalho, para reduzir os custos do trabalho, e absteve-se vergonhosamente na votação da proposta da maioria, do Governo, relativamente a uma nova reforma que intensifica o agravamento da exploração dos trabalhadores portugueses.
Os senhores aumentaram a carga fiscal ao longo dos sucessivos mandatos dos dois governos anteriores e, hoje, já com esta maioria, não votaram contra o Orçamento do Estado nem votaram contra o Orçamento retificativo, que aprovou novos agravamentos fiscais para a economia e os cidadãos portugueses.
Os senhores estiveram e estão com as privatizações. Os vossos PEC, no fundamental, continham as privatizações que o pacto de agressão veio a integrar na sua totalidade.
A Sr.ª Deputada, hoje, falou bastante dos preços da energia. Mas onde estava a Sr.ª Deputada quando o PCP, por exemplo, pediu a apreciação parlamentar e se opôs à chamada garantia de potência, que se transformou num bodo de milhões de euros à EDP e às outras electroprodutoras?!
Sr.ª Deputada, podemos dizer que a dose em curso desta política do Governo PSD/CDS é uma dose reforçada, mas a medicamentação é exatamente a mesma. E o que lhe pergunto é se os senhores não querem dar uma prova de que, de facto, estão contra esta política, manifestando-se nesta Assembleia, algum dia, contra o pacto de agressão que os senhores subscreveram com a troica e com aqueles partidos que são, hoje, Governo. É a pergunta que lhe faço, Sr.ª Deputada.

  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Assembleia da República