Intervenção de Jorge Pires, membro da Comissão Política do Comité Central, Sessão Pública de abertura da Acção Nacional «A força do Povo por um Portugal com futuro»

''

Portugal está hoje confrontado com uma situação de retrocesso social, definhamento económico e dependência externa sem precedentes, resultado de 38 anos de política de direita e de abdicação nacional, inseparável do aprofundamento do processo de integração capitalista europeu, ao serviço dos grandes grupos económicos e financeiros, agravados nos últimos anos pelos governos PS PSD/CDS-PP a pretexto dos PECs e do Pacto de Agressão que estes três partidos subscreveram com a troika estrangeira.

Anos em que Portugal foi arrastado para a mais longa recessão económica da sua história contemporânea, traduzida em mais de 1400.000 desempregados, levando a que mais de 300.000 portugueses tivessem procurado na emigração as soluções para a falta de emprego, no encerramento de centenas de milhares de empresas, particularmente micro, pequenas e médias empresas responsáveis por mais de 80% da estrutura económica do País, na substituição da produção nacional por produtos importados do estrangeiro.

Um período de tempo que arrastou o País e os portugueses para o empobrecimento, em que foram espoliados de uma parte significativa dos seus rendimentos, quer pela via dos cortes salariais e das pensões e reformas, quer pelo brutal aumento de impostos. Hoje em Portugal mais de 2 milhões de portugueses a viverem abaixo do limiar da pobreza, muitos deles a trabalharem e com salário.

O País e os portugueses estão por isso confrontados com um quadro político, económico e social, que urge pôr fim.

Longe de qualquer recuperação da condição de País soberano e independente, como enganadoramente proclamam, o que PSD e CDS-PP preparam, com a cumplicidade do PR, é a amarração a novos instrumentos e compromissos que permitam prosseguir o caminho de saque dos rendimentos e dos recursos nacionais e assegurar o processo de extorsão em favor do capital transnacional e do directório das grandes potências da UE.

A inadiável a ruptura com a política de direita que abra caminho à construção de uma política patriótica e de esquerda e uma alternativa patriótica e de esquerda que dê origem a um governo que a concretize, é um imperativo nacional ao qual são chamados a intervir os trabalhadores, todos os democratas e patriotas.

Tendo em conta este quadro político, social e económico, o PCP decidiu avançar com uma «Acção nacional por uma política patriótica e de esquerda – a força do povo por um Portugal com futuro», que se inicia com esta iniciativa de lançamento que integra o debate sobre “A dívida, o euro e os interesses nacionais”.

Uma acção nacional, integrada numa intervenção mais geral do PCP, da qual destacamos um conjunto de iniciativas, como: a realização de uma acção dirigida aos trabalhadores e à população sobre a legislação laboral, a contratação colectiva e o trabalho suplementar; uma acção centrada na defesa dos serviços públicos e das funções sociais do Estado; o desenvolvimento das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril; a dinamização do processo “Diálogo e acção para uma alternativa patriótica e de esquerda, prosseguindo e alargando o debate com democratas e patriotas e a realização de um conjunto de reuniões e encontros com forças, sectores sociais e políticos e outras entidades para avaliar a situação e expressar a posição do PCP.

O objectivo da acção nacional é identificar os eixos, os objectivos e as prioridades nucleares de uma política alternativa, patriótica e de esquerda, tão mais urgente quanto o caminho para o abismo económico e social para o qual o País está a ser conduzido.

Nesta sua primeira fase, que decorre de hoje até 13 de Dezembro, a acção nacional, que se vai desenvolver durante seis períodos – ancorados em seis semanas intercaladas que assegurarão a abordagem de forma integrada dos eixos nucleares da política patriótica e de esquerda que o PCP apresenta ao povo português, a todos os democratas e patriotas genuinamente empenhados na ruptura com a política de direita e a construção de um Portugal com futuro.

Uma acção nacional cujo objectivo central visa estabelecer os conteúdos de um programa e um projecto para a inadiável política alternativa que assegure, viabilize e concretize a construção de um Portugal com futuro.

Uma acção nacional que integra para além de seis debates temáticos sobre: a “Renegociação da Dívida e o Euro”; “Defender a produção nacional, recuperar para o estado o controlo dos sectores e empresas estratégicas”; “A valorização efectiva dos salários e pensões”; “A opção por uma política orçamental baseada numa política fiscal de aumento da tributação sobre os rendimentos do grande capital”; “Defesa e recuperação dos serviços públicos e funções sociais do Estado”; “A assunção de uma política soberana e a afirmação do primeiro dos interesses nacionais”, um conjunto de encontros com instituições e organizações representativas dos trabalhadores e de vários sectores de actividade, visitas e contactos com os trabalhadores e as populações.

Como disse o Secretário-Geral do nosso Partido no comício da Festa do Avante, esta é «Uma acção nacional que afirma com confiança que reside no povo a soberania de decisão, que com a força do povo, a sua luta e intervenção mas também as suas opções e escolhas é possível romper com décadas de política de direita e abrir caminho a uma política vinculada aos valores de Abril, (…) construída para que mais portugueses se revejam na imperiosa necessidade daqueles que são os vectores essenciais de uma política patriótica e de esquerda».

Com o conjunto das iniciativas integradas na acção nacional, neste quadro marcado pelo profundo descontentamento social, que atinge os trabalhadores e todas as camadas anti-monopolistas, com o diálogo a encetar com muitos democratas e patriotas interessados na derrota da política de direita e na construção da alternativa, diálogo com que vamos aferir da qualidade e validade das nossas propostas, mas também receber contributos que certamente irão enriquecê-las, o objectivo de que mais portugueses se revejam na imperiosa necessidade de derrotar esta política e construir a política patriótica e de esquerda e da alternativa política que a concretize, será atingido

A urgência de uma ruptura com a política de direita, de uma mudança na vida nacional que abra caminho à construção de uma política alternativa patriótica e de esquerda que retome os valores libertadores de Abril, constitui não só um imperativo nacional, mas uma condição para assegurar um Portugal com futuro, de justiça social e progresso, um país soberano e independente.

Uma política que se baseie em seis opções fundamentais:

- a renegociação da dívida nos seus montantes, juros, prazos e condições de pagamento, rejeitando a sua parte legítima;

- a defesa e o aumento da produção nacional, a recuperação para o Estado do sector financeiro e de outras empresas e sectores estratégicos;

- a valorização efectiva dos salários e pensões e o explícito compromisso de reposição dos salários, rendimentos e direitos roubados, incluindo nas prestações sociais;

- a opção por uma política orçamental de combate ao despesismo e à despesa sumptuária, baseada numa componente fiscal de aumento da tributação dos dividendos e lucros do grande capital e de alívio dos trabalhadores, dos reformados, pensionistas e das micro., pequenas e médias empresas;

- uma política de defesa e recuperação dos serviços públicos, em particular no que concerne às funções sociais do Estado;

-a assunção de uma política soberana e a afirmação do primado dos interesses nacionais.

A política patriótica e de esquerda que o PCP propõe ao povo português é não só urgente como necessária e possível.

Necessária porque quanto mais profunda e avançada é a política de direita, quanto maior é o grau de dependência do País, quanto mais frágil é o aparelho produtivo nacional, quanto mais flagrante é o fosso entre a minoria que acumula fortunas colossais e uma imensa maioria que vê as suas condições de vida degradarem-se dia a dia, mais urgente se torna a concretização de um novo rumo para Portugal.

Possível, porque assume, interpreta, desenvolve e potencia o projecto libertador inscrito na Constituição da República Portuguesa e porque nela estão directamente interessados os trabalhadores, os reformados, a juventude, as mulheres, os micro, pequenos e médios empresários. Porque tal como a Revolução de Abril comprovou, está e estará sempre nas mãos dos trabalhadores e do povo a construção do seu próprio futuro.

Mas para que seja possível a concretização de uma política patriótica e de esquerda, é não só necessário derrotar a política de direita, mas também o governo do PSD/CDS-PP que, ao arrepio da Constituição da República Portuguesa, contra os interesses do povo e do País, compromete o futuro de Portugal.

Num quadro de profundo descontentamento social, que atinge não apenas os sectores mais fragilizados da sociedade portuguesa, mas também sectores da pequena e da média burguesia, o trabalho político unitário e a unidade dos democratas e patriotas em torno da luta para derrotar a política de direita e construir uma política alternativa e uma alternativa política, é cada vez mais necessária e constitui um imperativo inadiável.

O processo de construção da alternativa, exige de todos nós uma intervenção sem pausas, sem impaciência, sem fadiga. Uma intervenção que contribua para o esclarecimento dos trabalhadores e do povo, de que o desânimo, a descrença, a falta de esperança, a abstenção, a desistência das escolhas políticas e eleitorais que melhor podem defender os interesses do povo da política de direita só ajudariam à continuação da política de direita.

• Renegociação da divida e o euro
  • Central