Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

As políticas comerciais internacionais no contexto dos imperativos das alterações climáticas

A serem implementadas grande parte das medidas propostas neste relatório não seriam dados passos positivos no combate às alterações climáticas. Antes pelo contrário, apoiando o Tratado de Lisboa e o "comércio livre", aplicando controlos paliativos sobre a degradação ambiental que a liberalização do comércio está a gerar, apenas se agravará a degradação do ambiente que ameaça de forma crescente o planeta e quem nele vive.

O que está aqui em causa é se aceitamos a manutenção da exploração desenfreada dos recursos naturais e dos trabalhadores e dos povos para servir um sistema capitalista dominante, em crise permanente. Pela nossa parte não o aceitamos e por isso estamos contra:
- que se continue a insistir num controlo das emissões através do "comércio de licenças de emissão", que tem demonstrado que em vez de diminuir as emissões, as aumenta;

- uma maior "abertura dos mercados" e a divisão do trabalho no plano mundial, para que o capital da UE deite a mão aos recursos dos países do Terceiro Mundo, baixando custos e aumentando lucros;

- um capitalismo verde que associa "a protecção do clima e a liberalização do comércio" e as "trocas de bens e serviços ambientais".

  • Ambiente
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu