Intervenção de

Plataforma de Pequim + 15

No momento em que se aproximam as comemorações dos 100 anos do Dia Internacional da Mulher e os 15 anos da aprovação da Plataforma de Acção de Pequim, constatamos que se mantêm problemas sérios na vida das mulheres, vítimas do trabalho precário, do desemprego, do aumento das desigualdades, da crise do capitalismo, da violência na sociedade, no trabalho e na família. A pobreza tem rosto feminino, incluindo aqui, na União Europeia, onde são mulheres a maioria dos 85 milhões de pessoas em situação de pobreza.

Assim, não só apoiamos a resolução que foi aprovada na Comissão dos direitos das Mulheres como esperamos que a maioria deste Parlamento Europeu a aprove também, incluindo o parágrafo que sublinha que a saúde sexual e reprodutiva e os direitos que lhe são inerentes fazem parte integrante da agenda relativa aos direitos das mulheres, e que é essencial aumentar os esforços que visem melhorar os direitos e a saúde reprodutiva das mulheres a nível europeu e mundial.

É tempo de acabar com as desigualdades e estereótipos e dar prioridade à promoção da igualdade de direitos entre mulheres e homens no progresso social.

  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu