Plano nacional para a formação de treinadores
Proposta de Aditamento
TÍTULO IX
Disposições complementares, finais e transitórias
CAPÍTULO I
Políticas setoriais Artigo 118.º A (NOVO)
Plano nacional para a formação de treinadores É criado um plano nacional anual de apoio para acesso gratuito a cursos e ações de formação certificadas, inicial e contínua, destinadas à obtenção e renovação do título profissional válido para o exercício da atividade de treinador de desporto, com um montante de €700 000,00.
Paulo Raimundo; Paula Santos; Alfredo Maia
Nota Justificativa:
Dispõe o artigo 47.º da Constituição da República Portuguesa que “todos têm o direito de escolher livremente a profissão ou o género de trabalho, salvas as restrições legais impostas pelo interesse coletivo ou inerentes à sua própria capacidade”.
Não é por isso admissível qualquer tipo de limitação no exercício da atividade de treinador, considerando que esta deve ser consagrada como profissão. Neste sentido, o PCP sempre se opôs à figura da caducidade, ou suspensão do título de treinador.
Um dos motivos para que os treinadores vejam o seu título suspenso prende-se com o facto de não existirem as formações necessárias à sua manutenção, ou a situações em que os custos das formações se tornam proibitivos.
Um outro problema coloca-se no acesso às formações para a aquisição das cédulas, também com custos elevados.
É necessário criar as condições para que os treinadores não sejam prejudicados, pelo que esta proposta visa garantir o apoio para acesso gratuito a cursos e ações de formação certificadas, inicial e contínua, destinadas à obtenção e renovação do título profissional válido para o exercício da atividade de treinador de desporto, com um montante de €700 000,00.