Pergunta Escrita à Comissão Europeia no Parlamento Europeu

Plano Juncker e apoios à Sinaga

O Plano Europeu de Investimentos Estratégicos (Plano Junker) pretende privilegiar as PMEs ou empresas de média capitalização, contendo um envelope financeiro de 75 mil milhões de euros para este efeito.

A SINAGA constitui a única fábrica açucareira do arquipélago dos Açores. A sua existência remonta ao início do século vinte, tendo desempenhado ao longo dos anos um importante papel no desenvolvimento e na criação de riqueza nos Açores. Presentemente a SINAGA emprega 100 funcionários e trabalha com mais de mil agricultores Micaelenses que lhe fornecem beterraba e possui uma quota de produção de açúcar de beterraba de 10.000 toneladas, para o que necessita de 100.000 toneladas de matéria-prima. O seu capital é 100% público.

Pergunto à Comissão Europeia que linhas de apoio existem no quadro do Plano Junker que permitem modernizar a fábrica e relançar a produção de açúcar de beterraba permitindo assim diversificar a produção agrícola e industrial dos Açores.

  • União Europeia
  • Perguntas e Propostas
  • Parlamento Europeu