Petição n.º 42/VIII sobre o encerramento da urgência e até dos serviços de ortopedia e bloco operatório do Hospital Visconde de Salreu, em Estarreja<br />i<span class="titulo2">ntervenção de Odete Santos

Sr. Presidente, Sr. as e Srs. Deputados: Penso que, até aqui, o «retrato» que o debate tem dado não corresponde minimamente nem sequer ao relatório que foi elaborado sobre esta petição. O que consta do relatório é que, em Dezembro de 2002, na altura do governo anterior da maioria, a resposta que foi dada confirmava a confirmação dos receios dos peticionários. O relatório terminava, dizendo que se colocava a questão da inutilidade superveniente do debate, não por aquilo que o Sr. Deputado do CDS-PP disse… Eu sei o que estou a dizer! Dizia eu que o relatório terminava dizendo que a questão da inutilidade superveniente do debate se colocava porque o objecto da petição não mereceu o acolhimento da entidade competente para a sua satisfação. Esta é a verdade. Pois, mas não salientarem a importância da luta da população para que não se concretizassem os receios! Não salientaram que, ao lado dessa luta, esteve, por exemplo, o PCP e que esteve a CDU, na assembleia municipal. Fica, pois, demonstrado que, não estando resolvidos todos os problemas, vale a pena lutar, porque se não tivesse sido travada essa luta seguramente não tinham sido colocado médicos nem enfermeiros e teria sido cumprido aquilo que o Ministério da Saúde disse à Comissão de Trabalho. Penso que a Comissão desistiu rapidamente de acompanhar a luta das populações. De facto, por aquilo que já foi dito, é de inteira justiça e é necessário para as populações que aumen-tem as valências do Hospital pela importância que tem para a região.

• Saúde