Intervenção de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Período de intervenção de um minuto - Lutas em Portugal

No seguimento da greve geral de 24 de Novembro, esta manhã, em Portugal, milhares de pessoas, convocadas pela CGTP e outras organizações sindicais e sociais, levaram para o largo frente à Assembleia da República, em Lisboa, justos motivos de protesto contra o Orçamento do Estado para 2012, que estava a ser discutido no Parlamento e que iria ser aprovado pela maioria PSD/CDS-PP, com a comprometida abstenção do PS.

Protestavam contra os ataques aos direitos e à remuneração dos trabalhadores, designadamente por via do assalto aos subsídios de Natal e de férias e através do aumento da semana de trabalho em duas horas e meia por semana, contra o encerramento de serviços de saúde e contra o aumento dos encargos dos utentes, sempre em defesa dos serviços públicos.

Foi afirmada a determinação de prosseguir a luta, contra estas políticas, defendendo uma ruptura que retire Portugal do caminho do caos e promova o desenvolvimento e a justiça social, garantindo a soberania nacional. A próxima grande jornada será a semana de luta que a CGTP-IN convocou para o período entre 12 a 17 de Dezembro.

Daqui lhes manifestamos toda a nossa solidariedade, protestando também contra o autêntico pacto de agressão do FMI e da União Europeia contra Portugal.

• Trabalhadores
  • Intervenções