Na resposta que me foi enviada pelo Senhor Comissário Vitorino, em nome da Comissão, em 17 de Julho de 2001, relativa ao trânsito pelo território dos Estados-membros de trabalhadores de países terceiros a residirem legalmente na Suíça, era afirmado que se "poderiam emitir vistos Schengen de entradas múltiplas utilizáveis durante um período de validade mais longo, o que facilitaria o trânsito dessas pessoas".
Entretanto afirmava que a Comissão iria analisar essa questão, tendo igualmente em consideração o recente pedido da Suíça de participar no acervo Schengen.
Ora, numa iniciativa recente do Sindicato da Indústria e Construção da Suíça, participei numa reunião, em Berna, onde também estiveram embaixadores de vários países da União Europeia (Áustria, Alemanha e Itália) e um representante da embaixada de França que se mostraram disponíveis para encontrar uma solução para os problemas existentes, designadamente quando se trata de trabalhadores com autorização de residência e de trabalho por períodos de um ou vários anos na Suíça.
Assim, solicito que me informe das iniciativas já tomadas ou em vias de concretização visando a resolução do referido problema.