Intervenção de Duarte Alves na Assembleia de República

O PCP rejeita em toda a linha o comércio de licenças de emissão de carbono

''

Senhor Presidente

Senhores deputados,

Aqui há mais ou menos um ano, uma petrolífera lançava um anúncio publicitário que dizia “conduza Carbono Neutro -  enquanto conduz, compensamos as emissões de carbono dos seus abastecimentos através de projetos em todo o mundo.”

Dezenas de artigos patrocinados, a juntar aos anúncios publicitários, passaram assim duas mensagens:

-a primeira, é de que os consumidores, as pessoas, individualmente, são as responsáveis pelas emissões que causam as alterações climáticas, isentando o modo de produção capitalista;

-a segunda, é que os consumidores podem decidir, através das suas opções de consumo, limpar as suas consciências, isto – é claro – se forem abastecer naquela petrolífera, que se encarregará de compensar o CO2 emitido.

Pois bem. Em Junho de 2022, sai um artigo na Bloomberg com o título: “A BP paga a trabalhadores rurais mexicanos uma ninharia pela solução climática preferida de Wall Street”, revelando os problemas sociais e ambientais causados por este tipo de mecanismos voluntários.

E é este o grande problema da lógica de compensação de emissões a partir de instrumentos de mercado.

A “solução climática preferida de Wall Street” é a solução que o PS nos apresenta, e que na verdade não resolve nada, e ainda agrava problemas ambientais.

Na União Europeia, o esquema de transação de créditos de carbono foi responsável por um aumento das emissões, porque a sujeição a mecanismos de mercado – da oferta e da procura – fez baixar o preço a pagar para poder poluir e emitir CO2.

Também na Austrália, pro­jetos que ten­ci­o­navam re­ge­nerar flo­restas para absorver dió­xido de car­bono, aos quais foram atri­buídos cen­tenas de mi­lhões de dó­lares, acabaram a ser res­pon­sá­veis pelo de­clínio da co­ber­tura ar­bórea.

E calhou mal o timing desta discussão ao PS, uma vez que a 18 de janeiro de 2023 saiu uma investigação de um consórcio de jornalistas com a participação do The Guardian e do Die Zeit, que revela que mais de 90% das compensações de carbono da floresta tropical são inúteis – e estão a falar precisamente dos standards de carbono voluntários.

O PCP rejeita em toda a linha o comércio de licenças de emissão. O projeto do BE prevê medidas que atacam a compra e venda de emissões, mas apenas quando tenham sido atribuídas gratuitamente. Ora, no nosso entender, é preciso abandonar todos os mecanismos que colocam no mercado a solução para o combate às alterações climáticas.

Defendemos sim que haja quotas e metas por país, com um normativo específico atendendo às emissões históricas, à sua fase de desenvolvimento, que tenham de ser respeitadas por todos os países, e não qualquer mecanismo atribuição de licenças transacionáveis que potenciam a especulação, não resolvem e até agravam o problema.

Em Portugal, precisamos de incentivar a produção nacional, para ecurtar os ciclos produção-consumo.

Precisamos de incentivar o transporte público, com mais qualidade e baixo preço, em vez de dizermos às pessoas que, se meterem gasolina na bomba A ou na bomba B, ou no posto elétrico C, a emissão há de ser compensada do outro lado do mundo.

Precisamos de combater a obsolescência programada.

Precisamos de uma planificação da economia de acordo com os objetivos do desenvolvimento, da soberania, da utilização racional de recursos para a redução das emissões e o respeito pelo meio ambiente.

Precisamos de tudo, menos da falsa solução, a tal que é a preferida de Wall Street, e que o PS aqui propõe. Porque o capitalismo não é verde.

• Ambiente
  • Intervenções