PCP presente na Festa do L’Humanité

Sob o lema «Rumo a um novo caminho para a humanidade», realizou-se de 13 a 15 de Setembro, em Paris, a 84.ª edição da Festa do L’Humanité. Na Village du Monde, espaço destinado a organizações de outros países, o pavilhão do PCP marcou, uma vez mais, presença, tendo sido animado por militantes da organização do PCP em França. Durante os três dias da Festa, o PCP e a sua luta receberam múltiplas manifestações de simpatia e solidariedade.

Uma exposição sobre a emigração e os problemas sentidos pela comunidade portuguesa e a distribuição de uma edição especial do Avante!, ambos em francês, possibilitaram o contacto com centenas de visitantes da Festa, permitindo o esclarecimento sobre a actividade, o posicionamento e a proposta política do PCP. O espaço do PCP contou com uma banca de livros e materiais de informação, para além dos sabores da cozinha tradicional portuguesa, acompanhados por vinhos e outras bebidas nacionais.

Das diversas actividades na festa, destaca-se o comício, onde Fabien Roussel, secretário nacional do Partido Comunista Francês (PCF), abordou a situação internacional e nacional, nomeadamente as questões do reforço dos sindicatos, das associações e movimentos de juventude e também do Partido, que comemorará o seu centenário no próximo ano. Dilma Roussef, presente na festa, participou no acto de solidariedade «Pela libertação de Lula».

O PCP esteve representado por Rui Braga, do Secretariado do Comité Central, e Rosa Rabiais, da Comissão Central de Controlo.

• Actividade Internacional