Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE

PCP na defesa dos texteis portugueses<br />Nota de Imprensa dos deputados do PCP ao PE

No Parlamento Europeu, na sessão plenária de hoje em Estrasburgo, a deputada do PCP Ilda Figueiredo, expôs a problemática situação dos têxteis, nomeadamente em Portugal, e voltou a reafirmar a necessidade de accionar a cláusula de salvaguarda dos têxteis.Na sua intervenção, Ilda Figueiredo salientou que os últimos desenvolvimentos demonstram que nos "países de economia mais débil, onde as indústrias têxteis e de vestuário têm maior implantação, como acontece no Norte e Centro de Portugal, há já um preocupante crescimento de licenças de importação emitidas relativamente à China, sobretudo nas categorias de produtos que maior sensibilidade representam para a indústria portuguesa, (...) além de toda a preocupação com os têxteis-lar importados de outros destinos, como a Índia e o Paquistão".Neste contexto, a deputada do PCP defendeu que em nome da defesa do emprego e da indústria, é urgente aplicar a cláusula de salvaguarda, dado que esta só terá efeitos positivos se for rapidamente usada. Salienta-se ainda, que o deputado do PCP Pedro Guerreiro é responsável na Comissão de Desenvolvimento Regional pela elaboração de um parecer sobre o fim do acordo têxtil e vestuário da OMC.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Notas de Imprensa