Pergunta ao Governo N.º 3/XII/4.ª

Pagamento de incentivos reembolsáveis bloqueado desde Junho na tesouraria do IAPMEI

Pagamento de incentivos reembolsáveis bloqueado desde Junho na tesouraria do IAPMEI

De acordo com informações que nos foram transmitidas, haverá no IAPMEI, há já vários meses, uma situação de bloqueio a pagamentos aprovados para incentivos reembolsáveis.
Várias dezenas de empresas apresentaram pedidos de reembolsos dos investimentos realizados junto do IAPMEI nos últimos meses. O IAPMEI já aprovou esses pedidos e o próximo passo seria a tesouraria efetuar os pagamentos. No entanto, a tesouraria do IAPMEI não faz pagamentos de incentivos reembolsáveis desde Junho.
A informação que é transmitida é de que os pagamentos estão aprovados: existe verba disponível para efetuar os pagamentos, mas não o podem fazer dado que têm ordens expressas para tal. Não é contudo esclarecida a questão da origem desta ordem, designadamente se ela tem a ver com o orçamento do estado e sua execução, ou com o orçamento retificativo ou com outra qualquer razão.
Tal como sublinha o cidadão que nos expôs estes factos, a verdade é que, independentemente dos motivos, esta situação é completamente inadmissível e incompreensível. Várias destas empresas, tendo em conta estes pagamentos do IAPMEI que foram aprovados e anunciados,
assumiram compromissos – e agora, ao bloquear os pagamentos aprovados, o IAPMEI está a colocar as empresas numa situação financeira muito delicada.
Face ao exposto, ao abrigo do disposto na alínea d) do Artigo 156.º da Constituição da República Portuguesa e em aplicação da alínea d), do n.º 1 do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, perguntamos ao Governo, através do Ministério da Economia e do Ministério das Finanças, o seguinte:
1. Que informação tem o Governo acerca das situações acima referidas?
2. Confirma-se que os pagamentos já aprovados para incentivos reembolsáveis estão bloqueados desde Junho na tesouraria do IAPMEI?

3. A confirmar-se, como explica o Governo esta grave situação?
4. Qual a origem das ordens de não pagamento que provocaram este bloqueio?
5. Que medidas urgentes foram e/ou serão tomadas para desbloquear esta situação, apurar responsabilidades e compensar os lesados por esta situação?

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo