Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Orientações para o processo orçamental de 2013 - Outras secções

Estas orientações referem-se a todas as outras secções, que não a Comissão, pelo que inclui o orçamento do Parlamento, Conselho, Tribunal de Justiça, de Contas, Comités Económico e Social Europeu, das Regiões, Provedor de Justiça, Autoridade Europeia para a Protecção de Dados e o Serviço Europeu para a Acção Externa.

As orientações no sentido de diminuir os gastos das instituições europeias são genericamente positivas. Por outro lado, "modernizar assim as políticas das instituições no domínio dos recursos humanos, organização, tecnologia e edifícios", seriam preocupações justas se não estivessem imbuídas, algumas delas, das mesmas orientações demagógicas das denominadas medidas de austeridade.

Como referimos durante o debate, preocupam-nos, entre outros, os cortes efectuados nos serviços de interpretação e de tradução, que, para além de porem em causa o princípio do multilinguismo nas instituições europeias, e em especial no parlamento, poderão constituir a porta de entrada para ataques aos direitos dos trabalhadores destes serviços, que não podemos aceitar.

• União Europeia
  • Declarações de Voto