Declaração de voto de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

As orientações para o Orçamento 2023 - Secção III

Em vez de indicarem respostas ao brutal aumento do custo de vida, em vez de indicarem respostas às crescentes dificuldades que as micro, pequenas e médias empresas enfrentam na cadeia de produção e com o aumento dos custos dos fatores de produção, as orientações para o orçamento da UE de 2023 apontam o reforço do carácter federalista, neoliberal, securitária e militarista da UE.
A resolução não aponta o caminho da paz. Pelo contrário. Defende a necessidade de reforçar as verbas para o militarismo na UE, na investigação e desenvolvimento de armamento e mobilidade militar. Opta pela escalada armamentista, a política de sanções, a política de confrontação. Uma opção que serve os lucros da indústria de armamento, os que se aproveitam das sanções para aumentar lucros, os beneficiários directos do redireccionamento da dependência energética de diversos países na União Europeia, nomeadamente os EUA, em especial no que toca aos combustíveis fósseis.
Opções que retiram à coesão, à proteção da biodiversidade e do meio ambiente, à cultura, por exemplo, recursos financeiros importantes para o desenvolvimento dos Estados-membros e para o atenuar as divergências entre países.
Apresentámos diversas propostas que a serem aprovadas teriam contribuido para responder a problemas concretos com que Estados se confrontam.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu